Início » Receitas » Receita básica de cupcake

Receita básica de cupcake

Todo mundo tem – ou deveria ter – uma receita básica de bolo. E pode ser ela mesma que você pode usar nos seus cupcakes.

A partir dela, você pode ir criando, adicionando chocolate, frutas, recheio. Então, trouxe esta que a minha família faz há muitos anos e é sempre certeza de sucesso. Para fazer variações, basta remover a baunilha e personalizar à vontade.

3.8 from 4 reviews
Receita básica de cupcake
 
Cozimento
Total
 
Rendimento: 10
Ingredientes
  • 1/2 xícara de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 5 colheres (chá) de leite
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
Preparo
  1. Pre-aqueça o forno em 180°.
  2. Bata o açúcar com a manteiga até ficar uma mistura fofa e clara.
  3. Adicione os ovos um a um em velocidade baixa.
  4. Misture o leite (com a essência de baunilha) alternando com o trigo (com o fermento).
  5. Despeje nas forminhas e leve ao forno por aproximadamente 15-20 minutos.
Notas
Para um bolo ainda mais fofinho, você pode acrescentar só a gemas no começo e bater as claras em neve e adicioná-las só no fim.

Para ter certeza de que os bolinhos vão ficar com o mesmo tamanho, eu despejo a massa usando aquelas colheres medidoras – a de 1/4 de xícara é perfeita.


55 respostas para “Receita básica de cupcake”

  1. Amovoce1950 disse:

    fiicou muito bom o meu,,PARABÉNS  !

  2. maria disse:

    Olá
    Amei este blog, vou testar todas as receitas, amo e assisto A Guerra dos Cupcakes e gostaria de ver mais receitas aqui, como os de framboesa, mirtillo e tb queria sugerir pra vcs do blog pesquisarem a receita q vi em um desafio do programa em q os participantes deveriam fazer cupcakes c/ água c/ gás, parece q ficou ótimo, os jurados puper elogiaram e eu fiquei morrendo de vontade e experimentar mas nunca achei uma receita, será q é só substituir o leite por este componente?
    Maria

    • Angel Costa disse:

      Vamos pesquisar e trazer assim que acharmos, ok?

    • Anoellen disse:

      Olá, Maria essa receita de cupcake vc poderá colocar mirtilio, framboesa ou gotas de chocolate fica ótima.
      Bolo Vitoria
      200g de manteiga
      200g de açúcar
      200g de Farinha de Trigo
      4 ovos
      1 colher de Fermento em pó
      Modo De Fazer:
      Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até adquirir um consistência fofa e de cor clara adicione um por um os ovos batendo bem a cada adição em velocidade média. Depois de misturar bem acrescente a farinha batendo em velocidade baixa misture o fermento. Reserve. Prepare a forma de cupcakes com as forminhas de papel e preenchas e vá colocando os mirtilios/framboesa/ gotas de chocolate/ doce de leite . Leve ao forno a 180ª graus por 17 ou 20 min.
      Vc vai amar essa massa amanteigada. Bjs.

      • Angel Costa disse:

        É a mesma receita que está no post, Anoellen :)
        Sei porque a da minha mãe também está assim, em gramas. Só que a dela era de 500 gramas e 10 ovos.

  3. Odinair disse:

    Olha pessoal,amo esse blog…, fiz o cupcake de cenoura e rechiei com brigadeiro e cobri com calda de chocolate huuuuuuuuu imagine ficou muiiito bom.Gente ainda criei um cupcake de abobora e de beterraba, a molecada adoraram,nem imaginaram do que era feito

  4. Angel Costa disse:

    Fotos da receita :)

    Fotos da receita:
  5. Luciene Santos disse:

    Olá
    fiz a receita e ficou maravilhosa . hoje faço encomendas para festas e casamentos.

    • veronica disse:

      Luciene estou pensando em começar a fazer pra vender,para amigos ….Voce poderia me ajudar m relação a valores?Obrigado desde ja…e ótimas vendas pra ti.

      • Angel Costa disse:

        Acho bom você tentar comentar de novo (usando o botão responder). Tivemos um problema no email e ela pode não ter recebido a notificação de comentário.

  6. Marcinha disse:

    Bom dia!!!! Não tenho palavras para agradecer, foi a primeira receita de cupcakes que fiz que deu certo… repeti quatro vezes e ficaram lindosssss ;) Obrigada por compartilhar de suas habilidades, as medidas, as dicas tudo foi precioso para o sucesso da minha receita. Que Deus lhe Honre por sua bondade! Beijos.

  7. Marcinha disse:

    Eis a foto :)

  8. Rafaela disse:

    Oi, adorei essa receita mais ainda nao fiz. Gostaria de saber quantos cupcakes dão nessa receita e qual o Nº da forminha que voce uso?
    Obrigada :)

  9. Rafaela disse:

    Oi angel, fiz a receita ontem mais nao deu muito certo pq a massa ficou seca e dura, porem ficou muito gostosa. Nao sei onde errei..mas pode ter sido na hora do cozimento? Eu fiz na forma nº1 e deixei 20 minutos na temperatura de 180-220ºC

  10. Rafaela disse:

    É … Realmente cozinharam demais ! Acabei de fazer novamente numa temperatura menor (120-180ºC) e deu certo !! Eles ficaram fofinhos e lindinhos !! hahah :) Adorei essa receita !!

  11. Alana disse:

    Olá. Gostaria de saber se a medida de leite está errada, pq parece pouco leite.

  12. ANDREIA ZILLI DUGAICH disse:

    Sou péssima na cozinha mas estava com muita vontade de experimentar o tal do cupcake que resolvi testar essa receitinha básica. Minha dúvida: A massa fica “bem firme” mesmo??? Porque tive muita dificuldade de distribuir a massa nas forminhas. Aí ficaram com tamanhos diferentes. Depois de assado fiquei triste porque esperava um cupcake fofinho e não ficou. Achei muito doce também.

    • Angel Costa disse:

      Andreia, a massa não fica muito doce não (é só meia xícara de açúcar), pelo contrário… Mas ela fica sim um pouco mais consistente que as massas comuns.

  13. Ana Maria disse:

    Acabei de fazer mini cupcakes… Ficaram deliciosos… Essa receita rendeu 30 mini…

  14. rosana disse:

    ola como cobrar por cupcake , quero iniciar um negocio mais não sei como cobrar a começar do basico

  15. Debora Cezar disse:

    Oi Angel, amei essa receita, só que pra mim dá pra fazer 10 cupcakes. O que eu poderia aumentar um pouquinho para que completasse 12 ?
    Estou começando agora meu negócio de cupcakes, por isso a pergunta.
    Muito obrigada

  16. Rosangela disse:

    Amo tuudo sobre cupcake. Assisto todos os programas relacionados e estou iniciando um negócio nesse ramo, já trabalhava com bolos e à pedidos das clientes passei a fazer os cupcakes com o tema igual aos dos bolos; essa receita é ótima, e, as dicas do blog tbm, obrigada por compartilhar tantas coisas boas. Bjs!!

  17. carolina disse:

    Ooi
    eu testei essa receita e deu super certo ^^
    mais eu queria fazer um cupcake de chocolate
    queria sabe se tem como acrescenta chocolate em pó nessa receita ?

  18. Bia disse:

    Fiz a receita hj, so usei a margarina em vez de manteiga e para decorar colori a massa com corante azul! Ficou delicioso, muito fofinho!
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=692067517480506&set=pcb.692068760813715&type=1&theater

  19. Angela Costa disse:

    Olá, estou amando seu blog, ah somos xará de nome e sobre nome, comprei a máquina de cupcakes e estou começando a comercializar com amigos e nas escolas como lanche, tenh certeza que dará certo, sempre quis tero que era meu, e só agora me encaixei numa coisa legal.
    Obrigada viu Angel

  20. otacilia disse:

    vou fazer para meu casorio com quanto tempo antes do casamento posso deixar pré preparado os capcakess grat desde já a atenção

  21. Anamaria Aver disse:

    Acabei de fazer meus primeiros cupcakes com essa sua receita… fica realmente muito gostosa, o gosto da manteiga bem destacado, não muito doce, enfim, perfeita… fiz tudo conforme indicado, troquei o leite pelo buttermilk, (e realmente parece tão pouco…) e também bati as claras em neve, incorporando-as no final… como ainda não tenho habilidade para preencher as forminhas, renderam apenas 9, heheh, mas agora já sei q devo triplicar a receita para as minhas formas… só achei q ficaram meio branquinhos, mas não tenho como saber a exata temperatura do meu forno pq é de fogão de 6 bocas beeeeeeem antigo, daí eu sempre assei os outros bolos em fogo alto, mas pelo tempo indicado ficaram pálidos, porém assados, testei com o palito… será q o forno elétrico é melhor para isso? eu não tenho, mas posso por na minha lista de prioridades de aquisições, depois da batedeira, (se eu não for a sortuda de ganhar a do sorteio, é claro, kkkkkk) queria saber se posso armazenar, como e por quanto tempo, o buttermilk e o buttercream de chocolate, pq sobrou bastante pra essa receita q rendeu poucos cupcakes… se eu deixar as crianças comem o buttercream de colher, hahaha…

    beijos angel e muito obrigada mesmo, que Deus te dê em dobro toda essa bondade e generosidade para com todas nós…

  22. rosangela disse:

    Nossa quero testar todas as receitas……

  23. Quiara disse:

    De todos os sites que já pesquisei ,este é sem dúvida o melhor,muito bem elaborado ,simples e direto,em breve enviarei minhas fotos e desde já agradeço ao apoio que vem dado a nos !!!!

  24. Debs disse:

    Olá,

    Você acha que é possível substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz na mesma proporção?

    Obrigada pela atenção! =)

    • Angel Costa disse:

      Acho que sim, Debs. Nunca testei com esta receita (somente com outras), mas deve dar certo.

      • Debs disse:

        Obrigada pelo retorno! Como eu nunca tinha feito cupcake antes resolvi seguir a receita à risca. Na próxima vez vou tentar a mudança de farinha e volto pra dizer se dá certo.

        Achei a massa muito boa! A única coisa que aconteceu é que sobrou massa pra mais um ou dois cupcakes, mas eu ganhei a forma e ela já veio com as forminhas, então não faço idéia do tamanho delas.

        Taí a prova do crime. Obrigada por compartilhar a receita. =)

        Fotos da receita:
  25. Giselle disse:

    Fiz a receita certinha, achei a massa muito boa, mas não sei porque desgrudou da forminha. Você tem ideia do que pode ter acontecido?

  26. Giselle disse:

    Já tinha lido todas as suas recomendações, até pq já tinha acontecido, fiz tudinho como vc falou e mesmo assim abriram quase todas.

    • Denyse disse:

      Giselle, será que não é da marca da forminha? Eu nunca tive esse problema; eu ponho na geladeira, no freezer e elas estão lá, firmes e fortes!

  27. Alice Fante disse:

    Ola Angel,

    adoro seu blog, estou sempre por aqui, ja testei algumas coberturas e recheios, agora (agora mesmo, acabou de sair do forno kk) eu fiz essa receita, a massa ficou fofa e o sabor ótimo, porém em cima ficou durinha a massa, com aspecto de sequilhos, sabe qnd racha um pouco?
    Saberia me dizer o que aconteceu?
    Eu fiz QUASE tudo certinho, só o leite que tive que acrescentar um pouco mais porque a massa ficou muito seca e mal batia.

    Obrigada desde já

    Beijos e parabens pelo blog :)

    • Angel Costa disse:

      Se deixar muito tempo, ela fica dura mesmo. Outro problema pode ser o forno muito quente. Pré-aqueça e coloque ele na menor temperatura possível, Alice.

      • Alice Fante disse:

        Acho que o forno foi o problema então, acabei fazendo uma outra receita que eu tinha, mas tentarei essa novamente, obrigada!

        PS: fiz sua cobertura de buttercream e recheio de nutella … ficaram ótimos (:

  28. Roseli Pinheiro disse:

    Olá quero agradecer imensamente pela oportunidade de participar deste blog maravilhoso! Como estou engatinhando neste universo peço que me ajudem com dicas e receitas. Bjks e muito, muito obrigada!!!

  29. Karina Freitas disse:

    Olá meninas…li todos sos comentários, e experimentar esta receita alguém sabe me dizer se ela fica alta na forminha depois de pronta?Se alguém tiver uma receita boa e bonita de cupcake de chocolate agradeço de coração pois estou agora com um forno novo e acho que poderei enfim começar meu negócio..mas confesso que preciso da ajudinha de vcs grande abraço

Deixe uma resposta

Avalie esta receita:  

Você pode enviar até 3 fotos nos formatos jpeg, png e com tamanho máximo de 3MB cada.