Pode parecer bobagem, mas usar o batedor que você usa faz toda a diferença no resultado da sua receita. Como tudo na vida (e na cozinha), cada um tem a sua função. Pude ver isso com clareza quando estava testando receitas para o glossy buttercream.

A maioria das batedeiras de mesa vêm com 3 batedores. E o formato pode sofrer alguma variação dependendo do fabricante. Então, vamos saber para que serve cada um deles?

Batedor globo

Ah... este é o mais conhecido de todos. Além de ser usado para combinar os ingredientes, ele incorpora ar à receita. Por isso vemos a utilização dele para confecção de bolos, chantilly, massas, coberturas, etc. Em geral, é usado com massas mais leves ou de média consistência e em máxima velocidade.

Batedor pá/folha/leque

Apesar de não ser muito usado por aqui, este é o batedor ideal para receitas que tenham manteiga como base, especialmente bolos, cookies, brownies, massas e algumas coberturas. É recomendado para massas de consistência média a pesada.

Batedor de gancho

Este é o batedor mais "parrudo". Se você precisar sovar alguma massa, pode deixar tudo com ele. Para uso em velocidade baixa por conta do trabalho pesado.

Batedores especiais

Algumas batedeiras como a KitchenAid têm batedores especiais. Na verdade, alguns são melhorias dos batedores padrão. Por exemplo, este da foto serve para ir raspando as laterais enquanto vai batendo. Show, né?

COMPARTILHE

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom! Sou uma aspirante à tentativas e pra mim é ótimo saber. Vejo muitas receitas de massas pesadas e tal, não sabia que o gancho era pra isso por que normalmente uso sovar na mão... kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui