cupcake-vegano-chocolate

Segundo a Wikipédia, "o veganismo é uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas", ou seja, os veganos não consomem nada de origem animal. Por este motivo, as receitas veganas são perfeitas para quem tem restrição alimentar ao leite ou a ovos.

Esta receita é da cupcakeria Divvies, que é especializada em produtos sem leite, ovos, nozes e outros alérgenos. É a melhor receita vegana para cupcakes de chocolate que já fiz (sou intolerante à lactose). Se eu fosse alterar algo, talvez colocasse mais chocolate e mais essência de baunilha (por preferência pessoal).

Cupcake vegano de chocolate (sem ovos e sem leite)
 
Cozimento
Total
 
Porções: 12
Ingredientes
  • 1½ xícara de farinha para bolo
  • ¾ xícara de açúcar
  • ¼ xícara de chocolate em pó
  • 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) sal
  • 5 colheres (sopa) de óleo vegetal (prefira canola ou girassol)
  • 1 colher (sopa) vinagre
  • 1 colher (chá) essência de baunilha
  • 1¼ xícara água
Se precisar de ajuda com as medidas, veja nossa página de pesos e medidas para as conversões
Instruções
  1. Pré-aqueça o forno a 180º.
  2. Misture em uma bacia: a farinha para bolo, o açúcar, o chocolate, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
  3. Em uma batedeira, bata: o óleo, o vinagre, a baunilha e a água.
  4. Adicione à batedeira a mistura da farinha aos poucos e bata até ficar homogêneo.
  5. Despeje nas forminhas de cupcake, leve ao forno por uns 20 minutos.
Observações
Você pode substituir a água por café, leite de côco, leite de soja ou suco de laranja para dar um toque diferente à receita.
Para uma receita sem glúten, troque o trigo por outra farinha sem glúten.

A receita original pede para usar o batedor de folha (esse da imagem aí do lado) para a batedeira. Já vi um vídeo do Buddy Valastro (do programa Cake Boss) explicando que este é o melhor batedor para cupcakes porque não aera muito a massa.

Então, se for usar o batedor que todos nós mortais usamos (aquele entrelaçado), use velocidade baixa e por pouco tempo - apenas o necessário para misturar a massa.

Para cobertura, você pode usar a falsa calda de chocolate do Blog das Zefinhas (usando água ou leite de soja para manter o espírito vegano). Seja você vegano, intolerante ou apenas esteja sem ovos e leite em casa, recomendo que você teste essa receita. É muito boa.

COMPARTILHE

83 COMENTÁRIOS

    • Retirei-os da forma e estavam lindos. Quando os abri, havia um buraco no meio e a massa meio solada, snifff. Segui todos os passos... o sabor é muito bom. Pena que não deu certo... ia tirar uma foto para enviar, mas estava sem a máquina.

    • Tente usar o forno sempre bem baixo e faça o teste do palito, espetando no meio da massa, se sair seco já está no ponto.

    • [email protected]:disqus Alguns usam sim. Acontece que se usa o vinagre para substiuir o ovo e ele reage melhor com o bicarbonato.
      Se você for ver no rótulo do fermento, o bicarbonato de sódio faz parte.

      E lá nos EUA se usa mais o bicarbonato do que o fermento (pelo menos das receitas que tenho visto e feito).

  1. Deu super certo, ficou deliciosa!!! troquei o vinagre por limão, pois não tinha vinagre em casa, e reslvemos colocar iogurte de morango no lugar da água. As crianças fizeram comigo e não acreditaram na delícia que ficou! Igualzinho ao da foto! O truque pra não vazar é encher só até meio da forma. Pesquisei várias receitas e todas recomendavam isso. Como foram meus primeiros cup cakes, resolvi obedecer!!!! Não tínhamos ovos em casa e por isso escolhemos a sua receita, foi maravilhoso, acertamos em cheio! Não poderia ter ficado melhor!!! Muito obrigada! Misturamos à mão mesmo, minha pequena misturou os ingradientes secos, meu maior misturou o restante bem misturadinho!

    • Eu não entendo já fiz 4 vezes e não deu certo gastei o que não tenho todas as receitas dão errado ficção mole virão tem algo errado comprei ate medidor tudo passo a passo não sei mais o que Faso em um dia fiz 36 e nenhum deu certo .

    • Pode ter sido a temperatura dos ingredientes, do forno, até a qualidade do bicarbonato... Esta receita quando dá certo é ótima, mas às vezes dá errado.

  2. Olá Angel...
    só uma correção na sua receita. Para realmente ser vegano o seu cupcake, ele não pode ter chocolate, pq chocolate tem leite e leite é de origem animal... Para minhas clientes que são veganas eu substituo o chocolate pelo cacau em pó, que não leva leite. Vou testar a sua receita e te conto como ficou...
    besos

    • Cristina, ele é vegano pois leva chocolate em pó e não achocolatado. Aquele chocolate dos "frades", por exemplo, só tem cacau em pó, açúcar e aromatizante.

  3. Legal Angélica...realmente o chocolate em pó do frade não tem leite... mas não é só achocolatado não que leva leite... existem vários chocolates em pó que levam leite... mas o do frade realmente não tem leite mesmo... assim que testar o seu eu mando fotinho..besos

  4. Essa receita é maravilhosa! Encontrei-a por causa de uma coleguinha do meu filho que é alérgica à clara de ovo, e acabei sendo presenteada com uma das melhores receitas de cupcake de chocolate! Parabéns e obrigada por compartilhar.

    • Melissa, meus filhos também foram alérgicos a ovo e leite quando bebês, mas por algum motivo a rejeição cedeu com o tempo.
      Mas para evitar expor eles o tempo todo a estes alérgenos, eu substituo sempre que posso.
      Obrigada pelo carinho.

    • - OLÁ ANGEL !
      FIQUEI SURPRESO AO LER TEU COMENTÁRIO QUANDO DISSE QUE TEUS FILHOS DEIXARAM DE SER ALÉRGICOS AO OVO E LEITE. TENHO UM FILHO DE 08 ANOS QUE É ALÉRGICO AO OVO; POR GENTILEZA PODERIA ME REPORTAR SE O CASO DOS TEUS FILHOS FOI ACOMPANHADO POR ALGUM PEDIATRA E /OU ALERGISTA.
      ATT. NATANAEL

    • - BOA NOITE, ANGEL !
      QUE BOM QUE VOCÊ VIU MINHA MSG, FICO NO AGUARDO DE TUA RESPOSTA, QUANDO POSSÍVEL, GRATO.

      ATT. NATANAEL

    • olá Angel, vou fazer hoje a receita, tenho um filho que tem 1 ano e 11 meses e é alergico a proteina do leite, soja, ovo, castanhas e amendoin, de dois meses para cá a reação piorou consideravelmente, a médica informou que está a incidência de reações alergicas mais graves estão aumentando muito, por este motivo, resolvi fazer toda a alimentação para o meu filho levar para a escolinha que frequenta na parte da tarde. Dando tudo certo publicarei a foto, apenas vou alterar a essencia de balnilha, pois a maioria das essencias que são vendidas no mercado tem corante caramelo (e caramelo geralmente tem traços de leite), vou colocar um pedacinho em cada do favo da balnilha. obrigada pela receita.

    • Olá Natanael!
      Desculpe estar de certa forma me metendo em seu comentário, mas não pude deixar de ler eu post e me interessar por ele. Tenho uma filha de nove anos que teve alergia a leite e ovos desde bebê. Ele sempre foi acompanhada pelo pediatra e pela alergista. Quando ela tinha 4 anos deixou de apresentar a alergia. O que os médicos me disseram e também pesquisei é que a alergia realmente deixa de se manisfestar conforme a criança cresce e sua imunidade aumenta. Agora, se for intolerância à lactose ou à proteína do ovo nunca desaparecerá.

      Abraços,
      Fran

    • - BOA NOITE FRAN !

      NÃO HÁ PORQUE SE DESCULPAR FRAN,
      É MUITO IMPORTANTE TODA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR CADA UM DE NÓS, E QUE, AQUI TORNA-SE INFORMAÇÃO. O CASO DO MEU FILHO INFELIZMENTE É ALERGIA AO OVO, COMO VOCÊ RELATOU, EU OUVI DA PEDIATRA QUE SERIA POR TODA VIDA, POR ISSO QUANDO A ANGEL COMENTOU QUE SEUS FILHOS DEIXARAM DE TER A REJEIÇÃO FIQUEI SURPRESO E POSTEI AQUI.
      Abs
      Natanael

    • Oie, Angel conheci seu blog agora e estou adorando.
      Tenho uma netinha com 3 aninhos e também é alérgica a ovo, preciso fazer uma torta para ela, mas os bolos sem ovos não ficam bons para torta. Já utilizei banana ou batata como substituto do ovo. Você acha que usando o vinagre fica de uma textura melhor para rechear? Obrigada

    • Veronica, esse bolo fica com cara de bolo mesmo. Já fiz ele com recheio e cobertura. Essa semana, vou trazer algumas coberturas e recheios sem ovos e sem leite, fica de olho.

  5. Muito boa a receita.
    Deu super certo, renderam 12 cupcakes, mas fiz algumas modificaçoes:
    - coloquei apenas 1 xícara de água
    - substitui o açucar branco por 1 xícara de açucar mascavo.
    - coloquei 1 xícara de cacau
    - e coloquei uma castanha de caju em cada.
    A dica de encher as forminhas até a metade é muito boa.
    😉

  6. E tudo tão fácil mais em um dia fiz 36 e nenhum deu certo fiz como pedi nas resitas mais não sei onde e o erro me ajudem pois estou ficando durante de tanto tenta minha cabeça DOI mais não quero deziztir pois gastei muito comprei de tudo para fazer e nada da certo.

  7. Oi!
    Então, eu fiz e de primeira deu super certo. Ficou uma delícia. Mas as últimas fornadas que fiz estão estufando e transbordando da forminha e depois elas murcham e solam no fundo. Já perdi 3 fornadas. troquei a farinha de trigo, e estou quase trocando o chocolate tb, pois como os ingredientes das primeiras fornadas acabaram tive q comprar novos. Mas comprei quase tudo igual. Só mudei as marcas. Será q isso influenciou?

  8. Fiz essa receita mas ficou horrível, com gosto muito amargo. Usei vinagre de maçã.
    Vou tentar de novo e usar só fermento. (também essa é uma dúvida que tenho: porque fazer essa combinação de bicarbonato+vinagre e não usar somente fermento?
    E também segui as dicas de encher a forma só pela metade. Não cresceram, depois de assados ficaram só pela metade mesmo.
    A única coisa boa foi a textura: bem úmida e fofa.

  9. Oi Angel! Fiz a receita e todos gostaram. Amei a textura da massa. Maravilhosa! Só q o gosto do bicarbonato sobressaiu um pouco. Gostaria de saber se posso substituí-lo por fermento químico e se puder qual a proporção? Muito obrigada! E Parabéns pelo blog!

  10. Olá Angel,

    Gostaria de saber se seria possível substituir a Farinha de Bolo, por Farinha de Trigo e obter a mesma qualidade.

    Moro em cidade pequena, e por aqui ainda não encontrei.
    Caso não possa, você teria uma sugestão de substituição?

    Gratidão imensa!

    • É só deixar no mínimo possível. A única diferença é que o tempo de forno pode ser maior.

      O post de sexta vai ser sobre essas temperaturas de forno (o que diz no botão e a real).

  11. Angel Boa Tarde,

    Você chegou a postar sobre a temperatura do forno?

    Não entendi quando você escreveu ..."A única diferença é que o tempo de forno pode ser maior.." qual o tempo indicado para os minicupcakes? tem diferença dos minis para o tamanho padrão?

  12. Fiz na airfryer já que meu forno está quebrado... em 2 diad fiz duas vezes a sua receita e ficou absurdamente perfeita. Só devo diminuir o sal, pq como sou vegana o paladar muda e pra mim tudo é salgado ou doce demais.

    • Renata, esta receita dá certo 50% das vezes, mas eu vou fazer um vídeo dela.
      O culpado é provalvemente o excesso de bicarbonato de sódio.

  13. Ja fiz essa receita algumas vezes, mas a ultima vez q fiz, saiu lindo, tava gostoso mas com um fundo amargo, não sei o que houve... alguma dica? Bjs

  14. Amo seu blog,sempre testo algumas receitas.Desta vez fiz o vegano e deu certo.A massa parece que fica um pouco mais pesada ( me confirme?) mas no sabor e na cor ( bem chocolate ) ficaram ótimos.Se foram rapidinho!!!

  15. Olá!!! Vi sua receita justamente porque minha filha é alérgica/intolerante a ovo e bom, vou fazer o aniversario dela e pensei em cupcakes, minha dúvida é, queria fazer no estilo Red Velvet e queria saber se eu adicionar corante vermelho (gel) traria problemas na receita, ou não? PS: Estou adorando o blog!!!

    • Marjorie, acho que não para a receita, mas é bom dar olhada e ver se não tem nada com ovo nos corantes.

      Estou justamente com uma receita vegana para testar:
      2 xic trigo, 1 xíc açúcar, 1 colher chá bicarbonato, 1/2 colher chá sal, 1 colher sopa de chocolate, 1 xícara de buttermilk (pode ser com leite de soja + 1 colher sopa limão), 2 colheres chá baunilha, 1/3 de óleo, 1 colher sopa de vinagre, 2 colheres sopa corante líquido vermelho

      Aí é só misturar os secos, depois os líquidos e levar ao forno.

    • Maravilha, bom... como o aniversário é só em Setembro, vou ficar no aguardo desse teste que você vai fazer e se der certo, será muito bom!! Sei fazer o Red Velvet normal, mas se essa versão vegan der certo, será SUCESSO!!!!!! E parabéns pelo blog e pela atenção! 🙂

  16. Oi !!! Fiz a receita, mas a massa ficou diferente das massas convencionais. Ficou um pouco esponjosa e parecendo solada, mas não estava crua. O que fiz de errado? Muito obrigada 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui